Na sua obra Teeteto,
Platão expõe a sua conceção no que concerne ao conhecimento, afirmando que o
conhecimento deverá verificar três condições: a de crença, a de verdade e a de
justificação.
Deste modo, para Platão, o conhecimento é “crença
justificada acompanhada de razão”, isto é, é crença verdadeira justificada.
Assim, o conhecimento terá que verificar três condições,
sendo que todas elas são condições necessárias (se uma não se verificar, não é conhecimento) e
nenhuma é, só por si, condição suficiente (não basta que uma se verifique para que haja conhecimento).
A primeira condição é a de crença: terá de ser verdadeira
para o sujeito, isto é, o sujeito terá de acreditar no “juízo” em questão.
A segunda condição, a de verdade, defende que o conhecimento
tem de ser efetivamente verdadeiro e comprovável lógica e/ou empiricamente, isto é, terá de
ser absoluto e universal.
Por último, o conhecimento deverá ser justificável, quer o seja a priori, quer a posteriori, isto é, deverá apresentar
uma justificação puramente racional ou empírica, respetivamente.
A teoria de Platão, exposta no Teeteto, é também denominada teoria
tripartida, pois assenta em três condições necessárias, mas individualmente
insuficientes: a crença, a verdade e a justificação. Deste modo, “a crença
verdadeira [justificada] é conhecimento”.
- A. Neves
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