sábado, 18 de fevereiro de 2017

Dimensão dualista na Filosofia de Platão



Platão, na sua Teoria das Formas e das Ideias, apresenta uma solução dualista.
Dualista no plano ontológico, no sentido em que divide a realidade em dois níveis: a realidade/mundo sensível, que corresponde ao mundo das aparências, da ilusão, em que tudo é captado pelos sentidos, o que origina cópias imperfeitas; e a realidade/mundo inteligível que corresponde ao ser em si mesmo, objeto real do conhecimento verdadeiro, ao qual o homem só pode ascender através da razão.
Portanto, a Teria das Ideias envolve também um dualismo no plano gnosiológico, no sentido em que existem dois níveis de “conhecimento”: a doxa que corresponde às opiniões, que são subjetivas e relativas, logo não permitem alcançar a verdade absoluta, e a episteme que está associada à ciência e à razão, visando o alcance da verdade absoluta, ou seja,  do verdadeiro conhecimento.


N' A Alegoria da Caverna o mundo sensível é o interior da caverna, onde vivem os prisioneiros, imersos na ignorância, tomando as sombras por realidades.


O Mundo Inteligível, das Formas ou Ideias, corresponde ao exterior da caverna e é banhado pelo sol, que corresponde à Ideia de Bem - aquela de dá sentido a toda a realidade em si.
                                                                Andreia Ferreira; 11ºD

1 comentário:

  1. Pelo que percebo, trata-se de um blog desenvolvido por jovens estudantes de Filosofia do Secundário! Excelente! Parabéns!

    ResponderEliminar