A perspetiva fenomenológica do conhecimento limita-se a uma análise descritiva dos elementos e características essenciais do conhecimento.
Nesta perspetiva, o conhecimento é concebido enquanto fenómeno - isto é, enquanto objeto tal como aparece a uma consciência.
Sujeito e objeto são os elementos desta relação.
Mas o conhecimento não é uma mera relação, é uma relação
dupla, uma correlação (estabelece a relação entre o sujeito e o objeto e
estabelece a relação entre o objeto e o sujeito – o sujeito só é sujeito em
relação a determinado objeto, o objeto só é objeto em relação a um determinado
sujeito).
Esta correlação é irreversível. O sujeito e o objeto não
trocam de funções, não são permutáveis, são opostos, transcendentes um ao
outro. O sujeito tem uma função ativa, consciente e intencional, que consiste
em apreender o objeto; o objeto tem uma função passiva, consistindo em ser
apreendido pelo sujeito.
Para apreender o objeto, o sujeito sai de si (sai da sua
esfera), está fora de si e regressa à sua esfera, regressa a si, com uma imagem
ou representação do objeto (que é o objeto enquanto fenómeno).
Com o conhecimento, o sujeito altera-se,
modifica-se, pois integra na sua consciência, a representação do objeto - o sujeito não é, já, o mesmo. No objeto, pelo contrário, nada se modifica. Na sua perspetiva do objeto, o conhecimento é a transferência das propriedades do objeto, para a consciência do sujeito, enquanto fenómeno ou representação não.
Francisco Quina (11º D)
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