quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

O que é Conhecer? - cinco parágrafos sobre a perspetiva fenomenológica.

A perspetiva fenomenológica do conhecimento limita-se a uma análise descritiva dos elementos e  características essenciais do conhecimento. 

Nesta perspetiva, o conhecimento é concebido enquanto fenómeno - isto é, enquanto objeto tal como aparece a uma consciência.


     Sujeito e objeto são os elementos desta relação.

     Mas o conhecimento não é uma mera relação, é uma relação dupla, uma correlação (estabelece a relação entre o sujeito e o objeto e estabelece a relação entre o objeto e o sujeito – o sujeito só é sujeito em relação a determinado objeto, o objeto só é objeto em relação a um determinado sujeito).

     Esta correlação é irreversível. O sujeito e o objeto não trocam de funções, não são permutáveis, são opostos, transcendentes um ao outro. O sujeito tem uma função ativa, consciente e intencional, que consiste em apreender o objeto; o objeto tem uma função passiva, consistindo em ser apreendido pelo sujeito.

     Para apreender o objeto, o sujeito sai de si (sai da sua esfera), está fora de si e regressa à sua esfera, regressa a si, com uma imagem ou representação do objeto (que é o objeto enquanto fenómeno).

     Com o conhecimento, o sujeito altera-se, modifica-se, pois integra na sua consciência, a representação do objeto - o sujeito não é, já, o mesmo. No objeto, pelo contrário, nada se modifica. Na sua perspetiva  do objeto, o conhecimento é a transferência das propriedades do objeto, para a consciência do sujeito, enquanto fenómeno ou representação não.





 Francisco Quina (11º D)

Sem comentários:

Enviar um comentário