quinta-feira, 2 de março de 2017

Filofofocas Edição Nº1: Lou von Salomé e Nietzsche

Introdução à série

 Nesta série, visa-se ensinar algumas partes da História da Filosofia, não interessa o quão conhecidas, através de uma maneira mais "light", ou seja, 'gozando' com o formato das revistas cor-de-rosa e usando algumas das suas estratégias para captar a atenção. Cada edição contará com um artigo principal e, no final, uma sessão de astrologia com um filósofo. Comecemos.

Capa

Página 5

 Sim ,queridos leitores, é verdade. O par do século XIX (pelo menos para Nietzsche) está terminado de vez! Lou von Salomé fartou-se do homem que a amava tanto (e Nietzsche afastou-se, como um bom Übermensch que é), e que já a tinha pedido em casamento três vezes, durante um período de apenas sete meses! Mas como é que esta paixão tão ardente chegou a este ponto? Vamos voltar a ver a relação deles, desde o início.
  1. Nietzsche conheceu Lou através do seu amigo mútuo (e, segundo alguns, amante de Lou) Paul Rée;
  2. O seu primeiro encontro foi em Abril de 1882, na lindíssima cidade de Roma, em que Nietzsche, segundo fontes, pede a Rée que peça a Lou que case com ele, sendo recusado;
  3. A irmã de Nietzsche intervém no relacionamento, e manda uma carta à sua mãe a contar da relação, que diz ser desastrosa;
  4. Em 5 de Maio desse mesmo ano, Nietzsche está com Lou outra vez, desta vez nos Alpes italianos, e pede outra vez a Paul que faça o mesmo pedido, sendo outra vez recusado;
  5. Nietzsche e Lou dão um passeio secreto pelas montanhas, em que não se sabe se algo se passou ou não;
  6. Elisabeth, a irmã de Nietzsche, continua a estragar a visão que a mãe de Nietzsche tem de Lou, cozinhando xenofobia por Lou e anti-semitismo por Paul;
  7. A mãe de Nietzsche envia-lhe uma carta, da qual conseguimos obter excertos. Na carta, a mãe é extremamente insultuosa contra Lou von Salomé, tais como: "Ela não consegue realmente criar algo por si própria(...)", ou "(...) o seu talento principal é sugar o espírito dos outros e apresentá-lo como seu próprio(...)". Ouch!
  8. Lou von Salomé fica cada vez mais próxima de Paul Rée, e Nietzsche afasta-se dela, por achar que este lhe daria uma atmosfera intelectual mais próxima das suas expectativas."
 Apesar de ter sido Nietzsche a separar-se, o famoso psicólogo/filósofo já veio ao Twitter falar do assunto, com reações mistas.

  Parece que Friedrich está a perder (ainda mais...!) a cabeça. Mas ele é assim, e nós gostamos dele à mesma!

Astrologia

Com: Zenão de Eleia

Resultados inconclusivos, os planetas não se mexeram.
Bibliografia:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/23/Nietzsche1882.jpg/220px-Nietzsche1882.jpg
http://cliparting.com/wp-content/uploads/2017/02/Explosion-clip-art-tumundografico-4.png
http://www.kulturstiftung.de/wp-content/uploads/2015/06/KSL_APT_1_2013_081.jpg
http://www.citador.pt/images/autorid00022.jpg
http://rsleve.people.wm.edu/FNLAS_1882.html
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/98/Zeno_of_Citium%2C_drawing.jpg
(Todos acedidos a 02-03-17)

2 comentários:

  1. os encontros e desencontros de Nietzsche e Lou estão muito fiéis. Gosto dos 'twitts' do N.
    Mas o que me arrancou a maior gargalhada foi a secção de astrologia (vazia) a cargo do Zenão de Eleia, porque os planetas não se «moveram»!!! :)

    ResponderEliminar