quinta-feira, 25 de maio de 2017

FILOSOFIA A no próximo ano letivo, na ESA- Abertura da disciplina de opção de Filosofia A, do 12º ano

FILOSOFIA A – 12º ano


Foi ontem, 24 de maio, aprovada a abertura da disciplina de Filosofia A, do 12º ano, pelo Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Alcochete


Estão de parabéns os alunos que lançaram este desafio e os professores que o acolheram!



Rafael, « A Escola de Atenas»

   A disciplina de Filosofia A é uma disciplina anual de opção para todas as áreas dos Cursos Científico-humanísticos.
   Tem carga horária correspondente a 180 minutos semanais (90+90 min.).
 
   O programa de filosofia do 12º ano (homologado em 31/10/2006) consiste na leitura integral, análise e comentário de três obras da lista seguinte, sendo uma obra de cada época/módulo:


Módulo 1


-  Górgias, de Platão

-  Fédon, de Platão

-  Metafísica, Livro I, de Aristóteles

-  O Mestre, de Santo Agostinho

-  Proslogion, de Santo Anselmo


Módulo 2


-  Discurso sobre a Dignidade do Homem, de Pico della Mirandola

-  Que Nada se Sabe, de Francisco Sanches

-  Princípios da Filosofia, de René Descartes

-  Carta sobre a Tolerância, de John Locke

-  Investigação sobre o Entendimento Humano, de David Hume

-  Fundamentação da Metafísica dos Costumes, de Immanuel Kant


Módulo 3


-  A Razão na História, de Georg Wilhelm Friedrich Hegel

-  Manuscritos Económico-Filosóficos de 1844, de Karl Marx

-  Utilitarismo, de John Stuart Mill

-  O Nascimento da Tragédia ou Mundo Grego e Pessimismo, de Friedrich Nietzsche

-  A Crise do Homem Europeu e a Filosofia, de Edmund Husserl

-  Os Problemas da Filosofia, de Bertrand Russell

-  A Origem da Obra de Arte, de Martin Heidegger

-  Verdade e Política, de Hannah Arendt


Objetivos Gerais (Programa de Filosofia A, 2006):


Domínio cognitivo

Desenvolver instrumentos cognitivos, conceptuais e metodológicos decisivos para uma efetiva realização do trabalho filosófico.

Analisar os textos filosóficos, identificando os problemas que equacionam, as

soluções que adotam, assim como os argumentos que invocam.

Interpretar e compreender criticamente os conceitos, as proposições e as teorias em torno dos quais se estruturam as obras de leitura integral.

Confrontar e comentar as perspetivas e as teorias fixadas e transmitidas nos

textos filosóficos.

Domínio das atitudes e dos valores

Desenvolver hábitos de leitura ativa e crítica que evite a adoção e a reprodução passivas de ideias mal compreendidas.

Desenvolver atitudes de disponibilidade de espírito para a compreensão de

questões complexas implicadas nos temas, problemas e teses veiculados pelos

textos de leitura integral.

Ter a coragem de pensar por si mesmo e argumentar os seus pontos de vista,

sem dogmatismo, mas também sem indiferença.

Desenvolver a sensibilidade estético-literária.

Domínio das competências, métodos e instrumentos

Promover a definição de um modelo pessoal de abordagem do trabalho textual, centrado na compreensão do papel da metodologia como instrumento do rigor reflexivo.

- Promover a identificação e o domínio dos diferentes modelos filosóficos de produção textual.

Dominar os processos de redação, em conformidade com as exigências do discurso filosófico, de composições escritas que assegurem a configuração e a comunicação das análises e comentários dos textos estudados assim como a configuração e a comunicação dos temas desenvolvidos.


Competências a desenvolver

A)   Competências de leitura e compreensão filosófica do texto escrito, correspondentes às seguintes dimensões:

a problemática do texto,

- a sua rede conceptual,

e a sua estrutura argumentativa.



B)   Competências relativas à composição filosófica do discurso escrito, orientada para três modalidades específicas:

- a análise metódica de um texto, com vista à sua explicação;

- o comentário crítico, mediante a discussão das ideias nele fixadas;

- a dissertação, como forma de apresentação, discussão e argumentação sobre um determinado tema, problema ou até sobre um curto excerto

textual.


Avaliação

Funções e domínios da avaliação:

- A avaliação tem função reguladora e formativa, integradora e potenciadora do processo de aprendizagem do aluno. Deste modo, garante o feed-back informativo, ao aluno, e permite a construção de uma crescente autonomia crítica.



- A avaliação exprime, também, os níveis de resultados atingidos pelo aluno, devendo distribuir-se, em contexto formativo, segundo os seguintes parâmetros:

 a) Critérios gerais de avaliação: Domínio do Saber: 90%

                                                 Domínio do Ser: 10%

b) Distribuição dos elementos a avaliar no «Domínio do Saber»

    Elementos de avaliação escrita: 70%

    Participação nas aulas, interesse e espírito de colaboração com os

    pares: 20%



Instrumentos de avaliação:

·        Ficha de leitura (1);

·        Ficha temática (1);

·        Glossário (1);

·        Comentário (1);

·        Dissertação (2).

     NOTA:

(1)  Dois instrumentos a aplicar, respetivamente, nos 1º e 2º períodos.

(2)  3º período.




FIM

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