FILOSOFIA A – 12º ano
Foi ontem, 24 de maio, aprovada a abertura da disciplina de Filosofia A, do 12º ano, pelo Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Alcochete
Estão de parabéns os alunos que lançaram este desafio e os professores que o acolheram!
Rafael, « A Escola de Atenas» |
A disciplina de Filosofia A é uma disciplina
anual de opção para todas as áreas dos Cursos Científico-humanísticos.
Tem carga horária correspondente a 180 minutos semanais
(90+90 min.).
O programa de filosofia do 12º ano (homologado em
31/10/2006) consiste na leitura integral, análise e comentário de três obras da
lista seguinte, sendo uma obra de
cada época/módulo:
- Górgias, de Platão
- Fédon, de Platão
- Metafísica, Livro I, de Aristóteles
- O
Mestre, de Santo Agostinho
- Proslogion, de Santo Anselmo
- Discurso
sobre a Dignidade do Homem, de Pico della
Mirandola
- Que
Nada se Sabe, de Francisco Sanches
- Princípios
da Filosofia, de René Descartes
- Carta
sobre a Tolerância, de John Locke
- Investigação
sobre o Entendimento Humano, de David Hume
- Fundamentação
da Metafísica dos Costumes, de
Immanuel Kant
- A Razão
na História, de Georg Wilhelm Friedrich Hegel
- Manuscritos
Económico-Filosóficos de 1844, de Karl
Marx
- Utilitarismo,
de John Stuart Mill
- O
Nascimento da Tragédia ou Mundo Grego e Pessimismo, de Friedrich Nietzsche
- A Crise
do Homem Europeu e a Filosofia, de
Edmund Husserl
- Os
Problemas da Filosofia, de Bertrand
Russell
- A
Origem da Obra de Arte, de Martin
Heidegger
-
Verdade e Política, de Hannah Arendt
Objetivos Gerais (Programa de
Filosofia A, 2006):
Domínio cognitivo
– Desenvolver instrumentos cognitivos, conceptuais e metodológicos
decisivos para uma efetiva realização do trabalho filosófico.
– Analisar os textos filosóficos, identificando os problemas que
equacionam, as
soluções que adotam, assim como os argumentos
que invocam.
– Interpretar e compreender criticamente os conceitos, as proposições
e as teorias em torno dos quais se estruturam as obras de leitura integral.
– Confrontar e comentar as perspetivas e as teorias fixadas e
transmitidas nos
textos filosóficos.
Domínio das atitudes e dos valores
– Desenvolver hábitos de leitura ativa e crítica que evite a adoção e
a reprodução passivas de ideias mal compreendidas.
– Desenvolver atitudes de disponibilidade de espírito para a
compreensão de
questões complexas implicadas nos temas,
problemas e teses veiculados pelos
textos de leitura integral.
– Ter a coragem de pensar por si mesmo e argumentar os seus pontos de
vista,
sem dogmatismo, mas também sem indiferença.
– Desenvolver a sensibilidade estético-literária.
Domínio das competências, métodos e
instrumentos
– Promover a definição de um modelo pessoal de abordagem do trabalho
textual, centrado na compreensão do papel da metodologia como instrumento do
rigor reflexivo.
- Promover a identificação e o domínio dos diferentes modelos
filosóficos de produção textual.
– Dominar
os processos de redação, em conformidade com as exigências do discurso filosófico,
de composições escritas que assegurem a configuração e a comunicação das
análises e comentários dos textos estudados assim como a configuração e a comunicação
dos temas desenvolvidos.
Competências
a desenvolver
A)
Competências de leitura e compreensão filosófica do
texto escrito, correspondentes às seguintes dimensões:
– a problemática do texto,
- a sua rede
conceptual,
– e a sua
estrutura argumentativa.
B)
Competências relativas à composição filosófica do
discurso escrito, orientada para três modalidades específicas:
- a análise metódica de um texto, com vista à sua explicação;
- o comentário
crítico, mediante
a discussão das ideias nele fixadas;
- a dissertação, como forma de apresentação, discussão e argumentação sobre um determinado tema,
problema ou até sobre um curto excerto
textual.
Avaliação
Funções e domínios da avaliação:
- A
avaliação tem função reguladora e formativa, integradora e potenciadora do
processo de aprendizagem do aluno. Deste modo, garante o feed-back informativo,
ao aluno, e permite a construção de uma crescente autonomia crítica.
- A
avaliação exprime, também, os níveis de resultados atingidos pelo aluno,
devendo distribuir-se, em contexto formativo, segundo os seguintes parâmetros:
a) Critérios gerais de avaliação: Domínio do
Saber: 90%
Domínio do Ser: 10%
b)
Distribuição dos elementos a avaliar no «Domínio do Saber»
Elementos de avaliação escrita: 70%
Participação nas aulas, interesse e
espírito de colaboração com os
pares: 20%
Instrumentos de avaliação:
·
Ficha
de leitura (1);
·
Ficha
temática (1);
·
Glossário
(1);
·
Comentário
(1);
·
Dissertação
(2).
NOTA:
(1) Dois instrumentos a aplicar, respetivamente,
nos 1º e 2º períodos.
(2) 3º período.
FIM
Sem comentários:
Enviar um comentário